Título: | DAS CINZAS DO CATIVEIRO À FORJA DO SABER: EDUCAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA NO PÓS-ABOLIÇÃO | ||||||||||||
Autor(es): |
KAROLAYNNE ROBERTA DOS S FERREIRA |
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Colaborador(es): |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 12/DEZ/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68798@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68798 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho tem como proposta analisar em profundidade as experiências de letramento da
população negra no período pós-abolição. São examinadas as legislações que restringiam o
acesso dos escravizados à educação antes do considerado marco da emancipação, em 13 de
maio de 1888, bem como as vivências dos recém-libertos após o referido marco, que, além de
lutar pela garantia da alfabetização, enfrentaram barreiras para se inserir no mercado de
trabalho. Sob a perspectiva que reconhece os escravizados e libertos como sujeitos ativos e
nocivos aos desdobramentos, o estudo observa as estratégias de resistência adotadas contra as
imposições da ordem vigente no período analisado.
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