Título: | ASSASSIN S CREED UNITY E A GAMIFICAÇÃO DA REVOLUÇÃO FRANCESA | ||||||||||||
Autor(es): |
JOAO DUTRA MICELI |
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Colaborador(es): |
EDUARDO WRIGHT CARDOSO - Orientador |
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Catalogação: | 11/DEZ/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68758@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68758 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente monografia insere-se no campo dos jogos históricos, trazendo como
objeto de análise a representação historiográfica da Revolução Francesa no videogame
Assassin s Creed Unity, lançado pela Ubisoft em novembro de 2014. No aprofundamento
deste objetivo, os três capítulos desenvolvidos ao longo deste trabalho fazem uma
investigação dos jogos como meio de conhecimento historiográfico. Inicialmente se
realiza uma análise da historiografia retratada nos videogames e as suas características de
representação audiovisual no âmbito mercadológico e educacional, tendo ciência das
características e limitações de transmissão de conhecimento histórico. Em seguida, se faz
entendimento das narrativas ideológicas mais presentes na historiografia clássica no
intuito de analisar de forma comparativa com a interpretação que o jogo apresenta. Na
finalização da análise deste trabalho, nos focamos em identificar a narrativa ideológica
por trás da representação histórica do período dentro do game, e por extensão, visa-se
buscar compreender as suas possibilidades de utilização do título em específico, da
franquia em que participa e os videogames em geral como mídia de representação
histórica e ferramenta docente no âmbito escolar.
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