Título: | MEMEFICANDO NA PANDEMIA: O USO DE MEMES NO ENSINO DE HISTÓRIA | ||||||||||||
Autor(es): |
ESTHER SANTOS S M DO NASCIMENTO |
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Colaborador(es): |
JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador |
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Catalogação: | 11/DEZ/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68756@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68756 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação se
intensificaram, principalmente como ferramentas de ensino, a partir da pandemia
da Covid-19 e o subsequente afastamento das salas de aula nas escolas. Em razão
disso, a linguagem digital dos memes foi usada como alternativa pedagógica para
engajar a participação dos alunos neste momento instável. Por meio de uma
análise quantitativa-qualitativa feita mediante um formulário com profissionais da
educação, estudantes do curso de História e pessoas da sociedade civil, a
observação da experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica em
2020 e dos dados coletados da página História no Paint no Instagram, o presente
trabalho procurou compreender como o uso de memes enquanto ferramentas
pedagógicas ocorreu no campo do Ensino de História durante os anos da
pandemia de Covid-19. A resolução encontrada indica a legitimidade deles
enquanto ferramentas didáticas multirreferenciais, uma vez que auxiliam na
compreensão criativa, fácil e contextualizada dos conceitos históricos. A
contribuição desta pesquisa para a História, principalmente para o campo da
História Digital, está na proposição de novas perspectivas para o processo de
ensino-aprendizagem com a cooperação das Tecnologias de Informação e
Comunicação.
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