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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: MEMEFICANDO NA PANDEMIA: O USO DE MEMES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Autor(es): ESTHER SANTOS S M DO NASCIMENTO
Colaborador(es): JUCARA DA SILVA BARBOSA DE MELLO - Orientador
Catalogação: 11/DEZ/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68756@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68756
Resumo:
A implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação se intensificaram, principalmente como ferramentas de ensino, a partir da pandemia da Covid-19 e o subsequente afastamento das salas de aula nas escolas. Em razão disso, a linguagem digital dos memes foi usada como alternativa pedagógica para engajar a participação dos alunos neste momento instável. Por meio de uma análise quantitativa-qualitativa feita mediante um formulário com profissionais da educação, estudantes do curso de História e pessoas da sociedade civil, a observação da experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica em 2020 e dos dados coletados da página História no Paint no Instagram, o presente trabalho procurou compreender como o uso de memes enquanto ferramentas pedagógicas ocorreu no campo do Ensino de História durante os anos da pandemia de Covid-19. A resolução encontrada indica a legitimidade deles enquanto ferramentas didáticas multirreferenciais, uma vez que auxiliam na compreensão criativa, fácil e contextualizada dos conceitos históricos. A contribuição desta pesquisa para a História, principalmente para o campo da História Digital, está na proposição de novas perspectivas para o processo de ensino-aprendizagem com a cooperação das Tecnologias de Informação e Comunicação.
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