Título: | A MÚSICA SACRA DE HOJE E SEU DESENVOLVIMENTO TEOLÓGICO DE PIO X AOS DIAS ATUAIS | ||||||||||||
Autor(es): |
LEONARDO NUNES DE OLIVEIRA |
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Colaborador(es): |
FABIO LUIZ DE SOUZA - Orientador |
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Catalogação: | 24/OUT/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68457@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68457@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68457 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A teologia da música sacra atual se desenvolveu no Magistério da Igreja,
sobretudo, do Pontificado de Pio X, com o Motu Próprio Tra le sollecitudini, ao
Concílio Vaticano II. Partindo de uma visão da Reforma Litúrgica Conciliar, vista
como continuidade com o passado, a hermenêutica da continuidade de Bento XVI,
apontamos para uma teologia da música sacra, que se pauta na renovação e, ao
mesmo tempo, na conservação do patrimônio musical da Igreja. Por conseguinte,
concluímos que a música sacra de hoje deve ter como princípios a participação
ativa, a ministerialidade e a inculturação na língua vernácula, sem prescindir do
canto gregoriano e da polifonia sacra como modelos estéticos e teológicos da
música do Culto Divino.
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