Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A MEDIAÇÃO DE MARIA E A LUMEN GENTIUM: O CONTEXTO TEOLÓGICO-HISTÓRICO DO CONCÍLIO VATICANO II
Autor(es): LACTON LUCAS CARVALHO
Colaborador(es): JÚLIO CESAR ROCHA DOS SANTOS - Orientador
Catalogação: 23/OUT/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68441@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68441
Resumo:
Os cristãos, no contexto da doutrina Católica, sempre recorreram a Virgem Maria ao longo dos séculos devido ao seu papel de mediadora, conforme delineado na Lumen Gentium, um dos documentos-chave do Concílio Vaticano II. Ela é venerada como a Mãe de Deus e Mãe da Igreja, títulos que refletem sua participação íntima na missão redentora de Cristo. Isto é, a mediação de Maria é entendida como uma colaboração singular na obra de salvação realizada por Cristo, o único mediador entre Deus e a humanidade. Esta cooperação não é vista como independente ou separada da de Cristo, mas sim como profundamente unida a Ele e subordinada à Sua mediação. Assim, o Concílio Vaticano II, ao reconhecer Maria como modelo de fé e obediência, portanto, enfatiza a sua função maternal e a sua influência espiritual na vida dos fiéis, encorajando-os a buscar sua intercessão, tendo-a como modelo de perfeita entrega a vontade de Deus.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF