Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A MISERICÓRDIA DE DEUS: UMA RELAÇÃO ENTRE A PROFECIA DE OS 6, 6 E O MINISTÉRIO DE JESUS EM MT 9, 13 E MT 12, 7
Autor(es): PEDRO HENRIQUE DA SILVA SIQUEIRA
Colaborador(es): DONIZETE LUIZ RIBEIRO - Orientador
Catalogação: 23/OUT/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68436@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68436
Resumo:
Jesus, ao retomar Os 6, 6 em Mt 9, 13 e Mt 12, 7, faz mais que uma memória da fala do profeta. A pesquisa propõe tratar da relação entre a fala do profeta em Os 6, 6 e o ministério misericordioso de Jesus no evangelho de Mateus, especificamente em Mt 9, 13 e Mt 12, 7. Para atingir o objetivo proposto, desenvolve-se uma explanação da realidade do profeta Oséias e de como Adonai relata o seu querer misericordioso. A misericórdia de Deus, antes anunciada no Antigo Testamento por Oséias, é retomada por Jesus no Novo Testamento, sendo assim uma constante na história da salvação, o que revela a importância de sua aplicação para a vida cristã atual. Nesse sentido, analisamos a temática da misericórdia que perpassa o evangelho de Mateus e de como Jesus utiliza a frase: quero misericórdia e não sacrifício, para inaugurar um novo tempo para os necessitados do amor de Deus daquela época e da sociedade contemporânea.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF