Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A REDESCOBERTA DA SAGRADA ESCRITURA NO CONCÍLIO VATICANO II
Autor(es): JOSE ROBERTO ALVES DO NASCIMENTO
Colaborador(es): FABIO DA SILVEIRA SIQUEIRA - Orientador
Catalogação: 23/OUT/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68432@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68432
Resumo:
Pode parecer estranho o uso da palavra redescoberta quando se trata do sentido de redescobrir apenas para causar encantamento e não práxis, mas o Concílio Vaticano II constantemente propõe novas descobertas no sentido de revitalizar a vida da Igreja. Essas descobertas são feitas em todos os momentos que ela volta às fontes. Os movimentos antes do Concílio que são como que as três molas propulsoras e a ajudam nessa tarefa são: o movimento bíblico, patrístico e litúrgico. Nesse sentido, o Concílio redescobriu a Sagrada Escritura e o seu primado, sobretudo na Liturgia Sagrada em que é proclamada como Palavra viva e eficaz. Redescobriu os padres da Igreja e redescobriu as fontes da Liturgia. Assim, o efeito dessas redescobertas são justamente um rejuvenescer da Igreja que toma consciência de si mesma e abraça sua missão de evangelizar.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF