Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A CITAÇÃO DO SALMO 22, 2 EM MATEUS 27,46 E SEU SENTIDO BÍBLICO TEOLÓGICO
Autor(es): FRANCISCO MARIA DE OLIVEIRA
Colaborador(es): MARIA DE LOURDES CORREA LIMA - Orientador
Catalogação: 23/OUT/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68431@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68431
Resumo:
O salmo 22 apresenta um curioso paradoxo, que mais tarde passará a ser considerado mistério. Ele narra a história que alguém que injustamente sofre grandemente, mas que em sua oração e súplica é atendido por Deus, seu Deus, e por isso eleva, junto à comunidade, um grande louvor de ação de graças. Este salmo foi, mais tarde, atribuído a Jesus e colocado em sua boca durante sua paixão. É curioso os escritores sagrados o usarem, uma vez que em seu início o protagonista diz estar abandonado por Deus, o que não parece nada catequético. Por sua atribuição, faz brotar uma questão teológica pela qual pergunta-se como o pôde o filho de Deus sentir-se por ele abandonado? Ou mesmo um justo sofrer tanto? As primeiras comunidades entenderam isso tão bem que logo o puseram em seus escritos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF