Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A EXPANSÃO DA OTAN NA DÉCADA DE 2020
Autor(es): MARCELO MELO DE ALMEIDA
Colaborador(es): VICTORIA MONTEIRO DA SILVA SANTOS - Orientador
Catalogação: 26/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68201@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68201
Resumo:
O presente trabalho analisa as movimentações de alargamento da OTAN no contexto da guerra na Ucrânia, e as relações entre essas mudanças e o cenário político internacional. A OTAN que foi formada inicialmente com o propósito de ser uma aliança militar para se opor aos países do bloco Soviéticos, teve sua razão de existência colocada em dúvida após a dissolução da União Soviética em 1991. Mesmo com tantas incertezas a aliança não se desfez, e ela nesse contexto se ressignificou, usando de sua relevância para atingir outros objetivos, como o de aproximar os países que deixam o bloco sovietico e assim trazer muitos deles para a aliança militar. A tentativa de entrada na OTAN por países que antes eram parte da URSS ou do Pacto de Varsóvia foi vista como algo perigoso por parte da Rússia. Governos pró-ocidente e favoráveis a uma possível adesão da Ucrânia na OTAN foram vistos como extremamente perigosos para os interesses do Estado Russo, que foi mobilizado em fevereiro de 2022 como justificativa para a invasão do território ucraniano pelas forças armadas russas. Esse conflito no Leste Europeu iria criar uma ação em cadeia fazendo com que mais países do Leste Europeu que agora temem a expansão Russa, busquem também entrar na OTAN e assim se blindar das forças Russas. Por meio de análise histórica relevante ao tema da OTAN e da história recente Ucraniana, este trabalho vai tentar elucidar a questão de como esse conflito está mudando permanentemente o cenário político internacional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF