Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: NORMAS, ORDEM E GOVERNANÇA GLOBAL: UMA PERSPECTIVA DISCURSIVA SOBRE PODER E A PRODUÇÃO DE REPRESENTAÇÃO E IDENTIDADE
Autor(es): RUBENS AMERICANO ALVES DE B ARAUJO
Colaborador(es): PAULA ORRICO SANDRIN - Orientador
Catalogação: 25/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68187@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68187
Resumo:
Ordem é um conceito essencial nos estudos das Relações Internacionais, embora permaneça sujeito a contínua contestação. Que há ordem no sistema internacional é algo amplamente aceito. O problema está em como concebê-la. Parte deste problema diz respeito a como conciliar poder e ordem em um ambiente tido como anárquico. Em outras palavras, como pode haver ordem diante da anarquia? Existem diversas respostas a esse questionamento, mas as tensões em torno do poder permanecem firmes. Isso se torna claro quando percebemos as assimetrias vigentes no sistema internacional, formuladas pelas correntes principais da disciplina a partir de diferenças em termos de capacidade. Este estudo busca explorar as tensões teóricas acerca do poder e da ordem. Argumenta-se que podemos enxergá-las de forma mais clara a partir de uma concepção de poder relacional. Poder, nesta monografia, será tratado a partir de diversos autores, apesar de estarmos lidando principalmente com a perspectiva foucaultiana. Sendo assim, entendemos que a ordem global, e suas assimetrias, é estruturada por discursos que são produzidos e reproduzidos a partir das normas e regimes internacionais. Também argumenta-se que a produção de identidades e representações, como efeitos de discurso, têm impacto sobre a governança, gerando pontos de simetria e assimetria entre os atores.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF