Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AS REPRESENTAÇÕES FANTÁSTICO-MARAVILHOSAS CONSTRUÍDAS PELO ANIME DICRIA NA PRODUÇÃO DO ESPAÇO NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autor(es): THAYNA DA COSTA E SILVA
Colaborador(es): GUSTAVO GODINHO BENEDITO - Orientador
Catalogação: 19/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68123@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68123
Resumo:
A pesquisa vai de encontro com a ampliação das possibilidades de imaginação propiciadas pelas representações construídas pelo Anime DICRIA, por meio da valorização das experiencias espaciais a partir de uma narrativa fantástico-maravilhosa. Busca-se analisar como essas representações são condicionantes de transformação na produção do espaço, bem como sua influência nos sujeitos na capacidade de apropriação do cotidiano. Tende-se à análise de como as bases criadas pelo artista são capazes de construir uma produção do espaço voltado para o catapultamento do lugar a partir de elementos da escala global que dão força ao lugar. As representações contidas nas artes do artista propõem uma apropriação do cotidiano, a partir das experiências espaciais, reunindo os diferentes sujeitos que participam tanto da materialidade deste espaço como das suas subjetividades compartilhadas. O artista, assim, expõe, através de uma práxis possível, a partir de uma rede de afetos, a existência da Mangateca DICRIA, possibilitando enxergar os discursos e intencionalidades que condicionam o artista e a sua efetividade na produção no espaço. Nesse sentido, este trabalho busca tecer relações a partir da produção do espaço e um sentido de lugar que acione as redes possíveis para atingir a escala do global e ter um retorno no lugar.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF