Título: | DESIGUALDADES DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA NO PERÍODO PANDÊMICO: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA JUSTIÇA TERRITORIAL | ||||||||||||
Autor(es): |
BEATRIZ CAPISTRANO GUEIROS |
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Colaborador(es): |
REJANE CRISTINA DE ARAUJO RODRIGUES - Orientador |
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Catalogação: | 19/SET/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68117@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68117 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este estudo investiga de que maneira a ideia de Justiça Territorial se
relaciona com a desigualdade digital na educação básica brasileira no período
pandêmico, que foi escolhido como ponto de partida pela sua singularidade
marcada por desafios sem precedentes na educação. A pandemia de COVID-19
não apenas interrompeu abruptamente o funcionamento das instituições
educacionais, mas também exacerbou desigualdades preexistentes,
especialmente no acesso à tecnologia e à educação digital. O fechamento de
escolas físicas e a transição para o ERE destacaram as disparidades de
infraestrutura, acesso à internet e competência digital entre alunos de diferentes
contextos socioeconômicos e geográficos Como aporte teórico para o conceito de
Inclusão Digital, foi utilizado os autores: Araújo (2019,), Scavino e Candau (2020)
e Silva (2021), já o aporte teórico para Justiça Territorial foi montado com os
seguintes autores: Castilho (2016), Lima (2020), Madeira e Vale (2015) e Van Den
Brule (2020). A metodologia fundamentou-se por uma revisão bibliográfica,
utilizou-se o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em
Educação (ANPED) e da Scielo, inicialmente foram encontradas 55 pesquisas
(somando ambas as plataformas). Posteriormente, foi aplicada a análise de
conteúdo de Bardin (1977) para seleção e categorização das pesquisas. Os
resultados revelaram um panorama de injustiça territorial em espacialidades mais
vulneráveis da população, revelando dificuldades de acesso ao espaço digital e
educacional no recorte temporal de 2020 a 2023.
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