Título: | AQUILO QUE TE FAÇA ACELERAR A BICICLETA: ATUAÇÃO POPULAR NA CONSTRUÇÃO DE POLÍTICAS DE MOBILIDADE URBANA EM QUEIMADOS (RJ) | ||||||||||||
Autor(es): |
JULIANA GUEDES DA MOTTA SILVA |
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Colaborador(es): |
GUSTAVO GODINHO BENEDITO - Orientador |
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Catalogação: | 19/SET/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68111@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68111 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A discussão desse trabalho origina-se na necessidade de todos se moverem pela
cidade. A garantia do direito à mobilidade é a prerrogativa inicial da conquista dos outros
direitos sociais. Entretanto, sabe-se que o pleno locomover-se não acontece de maneira justa
no espaço. Nesse sentido, a pesquisa busca a articulação e a análise empírica do planejamento
urbano sobre a temática da mobilidade na Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RMRJ),
em especial no município de Queimados. Para isso, objetiva-se inicialmente compreender o
conceito de direito à cidade e o obstáculo da (i)mobilidade urbana na RMRJ como produtora
da injustiça territorial. Em um segundo plano, pretende-se discutir as problemáticas do
planejamento urbano modernista e as outras possibilidades de planejamento alternativo, que
contem com a presença efetiva da população na sua elaboração. Por fim, reflete-se sobre três
diferentes experiências de planejamento de políticas de mobilidade (Conectar Queimados,
Agenda Queimados 2030 e Coletivo Pedala Queimados) que permeiam a participação da
população em espaços convidados e inventados. Com isso, demonstra-se como as práticas
realizadas no cotidiano são fonte para transformações sociais capazes de levar à justiça
territorial. Esse trabalho também originou uma produção audiovisual sobre narrativas da
Baixada Fluminense que ecoam a voz marginal.
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