Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O ESTADO NO KOSOVO: ATORES, AUTORIDADES E O CONCEITO DE SOBERANIA
Autor(es): ARIANE DINALLI FRANCISCO
Colaborador(es): KAI MICHAEL KENKEL - Orientador
Catalogação: 16/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68018@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68018
Resumo:
A partir da análise do Kosovo e das diversas autoridades que compõem a dinâmica da região, tanto aquelas que seriam legítimas aos olhos da comunidade internacional quanto às estruturas paralelas que impedem um governo efetivo no país, entendemos que conceitos estáveis e pressupostos das Relações Internacionais acadêmicas podem ser questionados. A presença de uma única autoridade estatal como condição de possibilidade para a criação ou manutenção de um Estado soberano será questionada na medida em que vemos a presença de diferentes fontes de autoridade em uma mesma região legitimadas a partir de sua origem (sendo essas também diferentes). A pesquisa tem, portanto, o objetivo de construir uma narrativa própria das diversas autoridades do Kosovo no pós guerra e independência que permita uma sistematização do caso de modo a exemplificar possíveis críticas ao conceito de soberania como entendido tradicionalmente na disciplina acadêmica de Relações Internacionais (RI).
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF