Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CRENÇA EMOCIONAL, MEMÓRIA E TRAUMA NAS RELAÇÕES SINO JAPONESAS
Autor(es): ANA LUIZA DE JORGE GOULART
Colaborador(es): DANILO MARCONDES DE SOUZA FILHO - Orientador
Catalogação: 16/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68017@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68017
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar como as crenças emocionais que permeiam as memórias traumáticas afetam as relações sino japonesas. Isso será atingido principalmente, mediante análise do discurso adotado pelo governo chinês a partir da década de 1980 sobre os crimes cometidos pelos soldados japoneses durante a Segunda Guerra Sino Japonesa. Partindo de noções pós-estruturalistas da construção da memória coletiva, assumirei que trauma também é uma construção social e mapearei o resgate da narrativa do evento na China. Concluirei afirmando que a linguagem adotada caracteriza uma vitimização da China e coloca o japonês como a alteridade da identidade chinesa, permitindo inferências por parte da população chinesa de que o japonês, de maneira generalizada, seria mau.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF