Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A POLÍTICA EXTERNA BRASILEIRA DE DIREITOS HUMANOS NO IRÃ: ANÁLISE DA TRANSIÇÃO DOS GOVERNOS LULA PARA O GOVERNO DILMA
Autor(es): THAIS BARROS MUNIZ DE SOUZA
Colaborador(es): ALEXANDRA DE MELLO E SILVA - Orientador
Catalogação: 13/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=68007@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.68007
Resumo:
O presente trabalho se propõe a identificar elementos responsáveis pela mudança do posicionamento do governo Dilma frente a questões de direitos humanos no Irã, em comparação com os governos Lula. A fim de alcançar um entendimento completo da questão, serão analisados os principais meios de projeção internacional do Brasil utilizados por Lula em seus dois mandatos, assim como as consequências dessa maior visibilidade para o país. Além disso, será feita uma breve análise da relação Brasil Irã e das motivações do Ex-Presidente Lula ao tomar decisões a respeito dos direitos humanos no país islâmico. Será apresentada, portanto, certa tendência da Presidente Dilma no que concerne sua postura relativa aos direitos humanos, tanto doméstica quanto internacionalmente, o que elucida sua diferenciação com relação aos posicionamentos de Lula a respeito de violações no Irã. A hipótese que pretendo corroborar é a de que as percepções e entendimentos pessoais da Presidente Dilma sobre os direitos humanos foram responsáveis pelo desvio na política externa brasileira de direitos humanos para o Irã, quando comparada com o modo como Lula vinha buscando se posicionar. Nesse sentido, serão explorados eventos particulares da história de Dilma que serviram como enraizadores de suas percepções acerca dos direitos humanos e que, dessa forma, justificam a mudança de posicionamento da Presidente.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF