Título: | DE BONECA AO LIVE ACTION: O FENÔMENO DO FILME DA BARBIE ATRAVÉS DO FIGURINO | ||||||||||||
Autor(es): |
AURORA DA SILVEIRA MEHEDFF |
||||||||||||
Colaborador(es): |
TATIANA OLIVEIRA SICILIANO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 11/SET/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67955@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67955 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o fenômeno do filme Barbie de 2023, dirigido
por Greta Gerwig, e a trajetória histórica da boneca Barbie desde seu lançamento em 1959. O
estudo propõe discutir questões de representação, cultura, estética da Barbie, tangenciando
gênero, diversidade e o patriarcado utilizando a metodologia de análise e contextualização
histórica sobre a boneca e seus figurinos. Além disso, a pesquisa explora como o cinema e a
moda interagem para moldar percepções culturais e influenciar padrões sociais. Através da
análise de cinco looks icônicos do filme, o trabalho busca entender como a Barbie e seus
figurinos refletem e cativam o público ao longo do tempo, desempenhando um papel
fundamental na construção de narrativas visuais e culturais.
|
|||||||||||||
|