Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PROBLEMA DO LIXO ELETRÔNICO NO MUNDO: DISCUSSÕES ACERCA DO CONSUMO, REGULAÇÃO E O CASO DE GANA
Autor(es): JULIA ROSA FERREIRA
Colaborador(es): MAUREEN CRISTINA MARTINS DOS SANTOS - Orientador
Catalogação: 09/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67905@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67905
Resumo:
O lixo eletrônico é o resíduo que mais cresce atualmente. Diante da crise ambiental em que vivemos e os possíveis impactos na saúde humana e no meio ambiente que tal resíduo gera em razão de sua toxicidade, é necessário olhar de perto a temática. O trabalho analisa primeiro as possíveis causas do lixo eletrônico, como o início da sociedade de consumo, a prática da obsolescência programada e a expansão do consumo e tecnologia com a globalização. Utilizando teorias como “o jogo de dois níveis” de Robert Putnam e abordagens como a race to the bottom theory e pollution haven, o caso de Gana será estudado, em especial, o do maior mercado de lixo eletrônico à céu aberto do mundo – Agbogbloshie. O objetivo do trabalho é discutir a governança internacional de lixo eletrônico, considerando o comércio legal e ilegal, as legislações nacionais e internacionais sobre o tema, e a desigualdade expressa pela distribuição geográfica do lixo e a dinâmica de poder do sistema internacional. A conclusão fundamental é que a falta de efetividade e enforcement das leis e políticas de controle sobre lixo eletrônico em Gana e também a incongruência em suas políticas públicas, dificulta a gestão de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos (REEE) no país e facilita o comércio ilegal de lixo eletrônico, vindo principalmente de países desenvolvidos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF