Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: COLONIZANDO A BOMBA: DESTITUINDO AS ARMAS NUCLEARES DE SUA LÓGICA COLONIAL
Autor(es): GIULIANNA FERRI VILARDE DE SOUZA
Colaborador(es): VICTOR COUTINHO LAGE - Orientador
Catalogação: 09/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67893@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67893
Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo promover uma análise crítica da questão nuclear de modo a evidenciar a existência de uma lógica nuclear colonial. Para isso, foi conduzida uma pesquisa histórica que busca mostrar como essa lógica está presente desde a própria concepção da bomba, e como a mesma tem legitimado e sustentado uma ordem hierárquica desigual e discriminatória. Tal análise foi feita focando no modo como as categorias de “Terceiro Mundo” e “rogue states” foram mobilizadas ao longo dos anos por essa lógica nuclear colonial. Junto com esse movimento, buscou-se também evidenciar como a questão estratégica das armas nucleares está entrelaçada com essa lógica, e que o conceito da dissuasão tanto é atravessado como depende da mobilização dessas categorias. Em seguida foi feita uma análise de como a discussão da lógica nuclear colonial aparece no âmbito teórico das relações internacionais. Trazendo as teorias de Robert Walker e Aníbal Quijano, duas conclusões se destacam: (1) a questão nuclear tanto é legitimada como permeada por uma lógica colonial nuclear de desigualdade e discriminação e; (2) a questão nuclear representa “apenas” um dos aspectos pelo qual a colonialidade do poder é reproduzida e sustentada no sistema internacional contemporâneo. Para evidenciar tais conclusões, foi feito um estudo de caso da bomba indiana como representativo tanto do funcionamento dessa lógica como da sua internalização.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF