Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: EXPLORANDO RELAÇÕES DE CAUSALIDADE: MODELOS GRÁFICOS CAUSAIS E O FRAMEWORK DOWHY
Autor(es): ANDRE COSTA DE ANDRADE
Colaborador(es): MARCOS VIANNA VILLAS - Orientador
Catalogação: 04/SET/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67839@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67839@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67839
Resumo:
O objetivo foi explorar e aplicar técnicas de inferência causal e machine learning para entender melhor as relações entre variáveis em diferentes contextos. O método utilizado envolveu a construção de um grafo causal, o uso da ferramenta DoWhy para realização de inferência causal junto de modelos de machine learning e validação dos resultados. Inferência causal é a metodologia empregada para determinar relações de causa e efeito entre variáveis, diferentemente de simples associações estatísticas. Machine learning é uma área da inteligência artificial focada em treinar algoritmos para fazer previsões ou identificar padrões a partir de dados. DoWhy é uma ferramenta de código aberto que facilita a implementação de inferência causal, fornecendo um framework para definir, estimar e testar hipóteses causais. Os casos estudados foram Felicidade e Carros, onde analisamos os determinantes da felicidade e os fatores que influenciam o desempenho e a eficiência de veículos automotores. As conclusões foram que a aplicação combinada de inferência causal e machine learning, apoiada pelo DoWhy, oferece uma abordagem robusta para descobrir e validar relações causais em diversas áreas de estudo, fornecendo insights valiosos para decisões baseadas em dados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF