Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ESTUDO NUMÉRICO DOS MODELOS DE COMBUSTÃO EXISTENTES NO SOFTWARE CFX-5.7.1
Autor(es): ALINE AMARAL QUINTELLA ABDU
Colaborador(es): LUIS FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA - Orientador
Catalogação: 05/AGO/2005 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6760@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6760@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6760
Resumo:
Neste trabalho é realizado um estudo sobre os modelos de combustão existentes no software CFX-5.7.1 em um escoamento de canal, para combustão prémisturada. Para isto buscou-se selecionar um problema de geometria simples, porém representativo e que possuísse bons resultados experimentais. Considera-se um escoamento turbulento de propano e de ar no qual a combustão estabilizada a jusante de um obstáculo. Foram realizadas simulações em um escoamento inerte e reativo com diferentes modelos de combustão, isto é, Eddy Dissipation e Finite Rate Chemistry. Também foi avaliado o efeito da escolha do método de discretização espacial sobre os resultados obtidos. O modelo de turbulência utilizado é o k−e. Um bom acordo entre resultados numéricos e experimentais foi obtido nos casos inertes e reativos para a velocidade longitudinal do escoamento e para o comprimento médio da região de recirculação presente a jusante do obstáculo. A velocidade transversal calculada apresentou discrepâncias com relação aos valores experimentais.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF