Título: | ESTUDO NUMÉRICO DOS MODELOS DE COMBUSTÃO EXISTENTES NO SOFTWARE CFX-5.7.1 | ||||||||||||
Autor(es): |
ALINE AMARAL QUINTELLA ABDU |
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Colaborador(es): |
LUIS FERNANDO FIGUEIRA DA SILVA - Orientador |
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Catalogação: | 05/AGO/2005 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6760@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=6760@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.6760 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Neste trabalho é
realizado um estudo sobre os modelos de combustão
existentes
no software CFX-5.7.1 em um escoamento de canal, para
combustão prémisturada.
Para isto buscou-se selecionar um problema de geometria
simples,
porém representativo e que possuísse bons resultados
experimentais.
Considera-se um escoamento turbulento de propano e de ar
no qual a combustão
estabilizada a jusante de um obstáculo. Foram realizadas
simulações em um
escoamento inerte e reativo com diferentes modelos de
combustão, isto é, Eddy
Dissipation e Finite Rate Chemistry. Também foi avaliado o
efeito da escolha
do método de discretização espacial sobre os resultados
obtidos. O modelo de
turbulência utilizado é
o k−e.
Um bom acordo entre resultados numéricos e experimentais
foi obtido nos
casos inertes e reativos para a velocidade longitudinal do
escoamento e para o
comprimento médio da região de recirculação presente a
jusante do obstáculo.
A velocidade transversal calculada apresentou
discrepâncias com relação aos
valores experimentais.
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