Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS DO SETOR DE COSMÉTICOS: UM ESTUDO DE CASO DA L ORÉAL E DA PROCTER & GAMBLE
Autor(es): VICTORIA DE TOLEDO PIZA BRAGA
Colaborador(es): MARCELO JOSE BRAGA NONNENBERG - Orientador
Catalogação: 07/AGO/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67505@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67505
Resumo:
O setor de cosméticos atualmente vem ganhando mais espaço no comércio mundial. A universalização de seus produtos permite que eles atinjam um público-alvo cada vez maior, com o auxílio e difusão das novas tecnologias. Neste cenário de ascensão e prosperidade dos países emergentes, a atuação deles no setor é de extrema importância. A grande importância de analisar seu setor é que ele tem uma dinâmica social, proporcionando bem-estar às mais diversas sociedades do globo. Dentro disso, as empresas necessitam manter-se em constante inovação para superar a competição. Por isso, o processo de internacionalização é um fenômeno inevitável ao sucesso das firmas. As firmas do setor de cosméticos são principalmente multinacionais com atuação global que possuem diversas marcas locais, para atender os mais diversos lugares. O grupo L’Oréal e a Procter & Gamble são dois importantes casos de sucesso de internacionalização no setor, com aquisições bilionárias e atuação global. Assim, o presente trabalho busca examinar a indústria de cosméticos à luz das duas maiores empresas existentes no mercado, e compreender até que ponto a internacionalização dessas empresas foi benéfica e de alterar as dinâmicas do comércio internacional.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF