Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: POLÍTICAS PROTECIONISTAS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO: A POLÍTICA DE CONTEÚDO LOCAL E OS INVESTIMENTOS NO SETOR DE PETRÓLEO E GÁS
Autor(es): MARINA PRATI DE AGUIAR MENDONCA
Colaborador(es): MARCELO JOSE BRAGA NONNENBERG - Orientador
Catalogação: 06/AGO/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67484@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67484
Resumo:
A abertura do mercado brasileiro de petróleo e gás natural em 1997 ocasionou um intenso crescimento de toda a cadeia de valor da commodity no país. A entrada de multinacionais dinamizou a indústria do setor e provocou, em conjunto com outros fatores, descobertas marcantes como a de enormes jazidas inexploradas de petróleo abaixo da camada geológica de sal, o que ficou conhecido como pré-sal. A política de conteúdo local, existente desde a primeira Rodada de Licitações, foi uma das responsáveis pelo desenvolvimento dos fornecedores de bens e serviços brasileiros, que, por sua vez, foi uma das causas da evolução acelerada do setor. Todavia, o endurecimento da política a partir do governo Lula, determinando percentuais e regras mais rígidas, vem se provando contraproducente. A indústria está chegando em seu limite, e não tem capacidade de crescer no ritmo esperado ou de atender a demanda dos concessionários. Os custos dessas deficiências se refletem nas empresas, e se tornam cada vez mais pesados e onerosos. A continuação dessa política nos moldes que assumiu no governo petista pode vir a desestimular substancialmente os investimentos nacionais e estrangeiros no setor, frustrando as expectativas tão altas geradas com a descoberta do pré-sal.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF