Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: LIÇÕES DE UMA CASA VELHA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O SOLAR GRANDJEAN DE MONTIGNY E A IMPORTâNCIA DA EDUCAçãO PATRIMONIAL PARA A PRESERVAçãO DE BENS CULTURAIS NO BRASIL
Autor(es): DANIELLE LARRATE DE ANDRADE
Colaborador(es): MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA - Orientador
SILVIA ILG BYINGTON - Coorientador
Catalogação: 06/AGO/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67474@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67474
Resumo:
O presente trabalho, intitulado “Lições de uma Casa Velha: um Estudo de Caso sobre o Solar Grandjean de Montigny e a importância da Educação Patrimonial para a Preservação de Bens Culturais no Brasil”, tem como objetivo evidenciar a contribuição que a Educação Patrimonial pode fornecer para a preservação dos monumentos históricos, em especial do Solar Grandjean de Montigny, que será utilizado aqui como um estudo de caso. Para tal, realizar-se-á a análise do papel do tombamento na perpetruação física de um monumento, mas não na sua memória. Dessa forma, torna-se evidente como a memória, no caso do Solar, perpetuou-se apenas em partes, isto é, somente com o esquecimento. Visando modificar essa realidade, será apresentada uma proposta educativa dentro do campo da Educação Patrimonial, enfatizando sempre que os bens culturais estão presentes no cotidiano dos alunos e, por esse motivo, devem também fazer parte da sala de aula.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF