Título: | LIÇÕES DE UMA CASA VELHA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O SOLAR GRANDJEAN DE MONTIGNY E A IMPORTâNCIA DA EDUCAçãO PATRIMONIAL PARA A PRESERVAçãO DE BENS CULTURAIS NO BRASIL | ||||||||||||
Autor(es): |
DANIELLE LARRATE DE ANDRADE |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA - Orientador SILVIA ILG BYINGTON - Coorientador |
||||||||||||
Catalogação: | 06/AGO/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67474@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67474 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O presente trabalho, intitulado “Lições de uma Casa Velha: um Estudo de Caso
sobre o Solar Grandjean de Montigny e a importância da Educação Patrimonial para a
Preservação de Bens Culturais no Brasil”, tem como objetivo evidenciar a contribuição
que a Educação Patrimonial pode fornecer para a preservação dos monumentos
históricos, em especial do Solar Grandjean de Montigny, que será utilizado aqui como
um estudo de caso. Para tal, realizar-se-á a análise do papel do tombamento na
perpetruação física de um monumento, mas não na sua memória. Dessa forma, torna-se
evidente como a memória, no caso do Solar, perpetuou-se apenas em partes, isto é,
somente com o esquecimento. Visando modificar essa realidade, será apresentada uma
proposta educativa dentro do campo da Educação Patrimonial, enfatizando sempre que
os bens culturais estão presentes no cotidiano dos alunos e, por esse motivo, devem
também fazer parte da sala de aula.
|
|||||||||||||
|