Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A EDUCAÇÃO CORPORATIVA NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR EM UM MUNDO DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Autor(es): ELIZANIO COSTA RIBEIRO
Colaborador(es): ANA CLAUDIA OLIVEIRA DA SILVA PINHEIRO - Orientador
Catalogação: 24/JUL/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67426@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67426
Resumo:
O presente estudo pretende compreender o grau de familiaridade e impacto da transformação digital nas instituições de ensino superior desempenhado pelos docentes em identificar o conjunto de competências técnicas e comportamentais para a transformação digital e as dimensões motivadoras e barreiras para que o reskilling e o upskilling ocorram nesse contexto, desse modo, a maneira de se preparar uma instituição para o enfrentamento dos desafios é por meio do processo de reskilling e upskilling. A transformação digital é um fenômeno que trouxe sentido de urgência e de competitividade ao dia a dia dos docentes e das instituições. Com objetivo de compreender de forma mais profunda os desafios presentes no cotidiano dos docentes que atuam em instituições de ensino superior, foi realizada uma série de entrevistas com um roteiro baseado em perguntas que direcionam as entrevistas ao assunto abordado, porém, com toda a liberdade para o(a) entrevistado(a) responder da maneira livre, expressando tudo que considera relevante ao tema proposto. A educação corporativa pode ser uma importante ferramenta para o desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes dos docentes, de modo a estimular a cultura de aprendizado contínuo e promover a inovação nas instituições de ensino superior, contribuindo para a construção de vantagens competitivas sustentáveis das instituições no mercado hipercompetitivo da sociedade da informação, pois docentes mais qualificados podem contribuir de forma sistemática e contínua, inovar em processos e produtos, em prol da competitividade das instituições de ensino superior.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF