Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MARKETING E SUPERMERCADOS: UMA ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES ACADÊMICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES
Autor(es): ANA BEATRIZ LAUDARES FARIA
Colaborador(es): RAFAEL CUBA MANCEBO - Orientador
Catalogação: 15/JUL/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67327@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67327
Resumo:
Este estudo teve como objetivo principal analisar as produções acadêmicas brasileiras sobre supermercados na área de marketing. Utilizando uma abordagem exploratória, qualitativa e de inspiração bibliométrica, foram selecionados 26 artigos na base de dados da SPELL, focados nos temas “marketing” e “supermercados”. A análise revelou que a maioria dos estudos concentra-se em estratégias de marketing que influenciam o comportamento do consumidor e o desempenho financeiro dos supermercados. Identificou-se uma predominância de metodologias exploratórias e qualitativas, refletindo uma tendência em aprofundar o entendimento dos fenômenos estudados. A pesquisa destacou a necessidade de estudos futuros com as temáticas: comportamento do consumidor, marketing de experiência e o impacto das tecnologias digitais. O trabalho contribui significativamente para o avanço do conhecimento no campo do marketing aplicado ao setor de supermercados, oferecendo insights valiosos para gestores e acadêmicos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF