Título: | O IMPACTO DO E-COMMERCE NO MODELO B2B: ESTUDO DE CASO DA PLATAFORMA BEES DA AMBEV | ||||||||||||
Autor(es): |
ISABELA DE CAMARGO DA COSTA LEITE MARIA EDUARDA GENTIL ZATTAR |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCELO XAVIER SEELING - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 15/JUL/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67321@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67321 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Com a transformação digital, o e-commerce tem se tornado um canal de venda cada vez mais utilizado. Embora a tecnologia digital seja mais evidente nas relações Business-to-Consumer (B2C), ela também trouxe mudanças significativas no canal Business-to-Business (B2B). Com o objetivo de analisar o impacto das plataformas de e-commerce no modelo B2B, foi realizado um estudo de caso do ecossistema de e-commerce B2B da AMBEV para pequenos e médios varejistas, o BEES. Os objetivos específicos incluem identificar o impacto do BEES nos resultados da empresa, entender os benefícios do BEES para o modelo de negócio B2B, analisar a logística de distribuição dos produtos comprados pelo BEES até os pontos de vendas (PDVs) e entender as métricas utilizadas pela AMBEV para medir o nível de serviço do BEES. Para a estruturação do presente trabalho, foram realizadas 7 entrevistas com colaboradores da empresa analisada, 2 entrevistas com PDVs, pesquisas na literatura e análise de documentos internos fornecidos pela AMBEV. Foi possível concluir que, apensar dos desafios da implementação do BEES, principalmente logísticos e de usabilidade do aplicativo, a adoção do e-commerce B2B oferece vantagens significativas para toda a cadeia de suprimentos. Dentre elas, destaca-se a autonomia de compra, a maior visibilidade do portfólio de produtos, o acompanhamento real da jornada de entrega e a introdução de novos momentos de compra. Como em qualquer organização, foram identificados pontos de melhorias, sendo feitas sugestões que impactam positivamente os usuários do Ecossitema BEES. Como exemplos, sugere-se o aprimoramento nos algoritmos de recomendação e personalização da plataforma e investimentos em melhorias contínuas relacionadas à usabilidade e instabilidade do BEES.
|
|||||||||||||
|