Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPORTAÇÃO NO BRASIL COM FOCO NO MERCADO DE MALAS E BOLSAS
Autor(es): ALAN COPELMAN KLIGERMAN
RODRIGO CHERMAN BALACIANO
Colaborador(es): PAULO SOARES ALVES CUNHA - Orientador
Catalogação: 12/JUL/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67316@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67316
Resumo:
O setor de importação de malas e bolsas no Brasil é marcado por uma série de desafios operacionais e regulatórios, incluindo alta tributação e complexas exigências aduaneiras. Tais desafios são intensificados pela volatilidade cambial e a presença de um mercado ilegal robusto, que não apenas oferece produtos sem pagar os devidos impostos, mas também compete diretamente com as empresas formalmente estabelecidas. Neste contexto desafiador, a Nicebag, líder no mercado nacional, demonstra uma notável capacidade de adaptação e crescimento, gerenciando eficazmente a distribuição de seus produtos apesar das turbulências econômicas e da pandemia de Covid-19. Este trabalho tem como objetivo analisar a estrutura da cadeia de suprimentos da Nicebag, avaliar como a empresa organiza a distribuição dos seus produtos e identificar possíveis melhorias em seus processos. Empregando uma metodologia de estudo de caso descritivo, o estudo integra revisões da literatura sobre logística e cadeia de suprimentos e insights coletados através de entrevistas com gestores da empresa. Identificou-se que as oportunidades de melhoria estão principalmente relacionadas à eficiência logística e à integração tecnológica. Sugerem-se iniciativas para aprimorar esses aspectos, como a implementação de soluções tecnológicas avançadas que podem facilitar a gestão de estoques e o rastreamento de cargas, além de fortalecer a colaboração com fornecedores estratégicos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF