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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: SUSTENTABILIDADE EM FESTIVAIS DE MÚSICA: PRÁTICAS E PERCEPÇÕES
Autor(es): CELINA SCHYMURA GOMES DE ALMEIDA
GIULIA COELHO ANTONIO SPINELLI
Colaborador(es): ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador
Catalogação: 12/JUL/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67315@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67315
Resumo:
Em um contexto de preeminência da sustentabilidade e crescente popularidade de festivais de música, o presente estudo investiga a convergência destes conceitos no Brasil: considerando os pilares ambiental, econômico e social. Festivais de música são catalisadores de mudanças sociais e econômicas, dispondo de grande potencial para promover sustentabilidade, conscientização ambiental e impactos socioeconômicos positivos. Implementando uma metodologia mista convergente, foram aplicados questionários e entrevistas visando investigar as principais práticas presentes em festivais de música no Brasil, e o alinhamento destas à percepção dos participantes. Os resultados indicam crescente preocupação com a sustentabilidade no setor. Os três pilares foram explorados profundamente, abordando diversos aspectos da sustentabilidade nesse contexto, como a gestão de resíduos; gestão energética; transporte; diversidade, acessibilidade e inclusão; vida cotidiana e bem-estar; custos; viabilidade; competitividade e sazonalidade. O estudo revela um desalinhamento frequente entre a percepção do público e as práticas efetivamente implementadas. Destaca-se a falta de uniformidade na aplicação de práticas na indústria, a comunicação ineficaz destas e a desconsideração de aspectos críticos dos pilares da sustentabilidade. Apesar das mudanças positivas, ainda são necessárias melhorias substanciais para alcançar a sustentabilidade absoluta e superar o potencial sustentável dos festivais de música. É imprescindível uma análise holística do setor e uma comunicação transparente e eficaz com os participantes e entre os festivais, assim como intensificar e disseminar a evolução e preocupação sustentável de festivais de música no Brasil. Este trabalho contribui para a literatura escassa que une festivais de música e sustentabilidade de forma prática no Brasil, oferecendo insights valiosos sobre práticas atuais e o seu alinhamento às percepções do público, incluindo perspectivas detalhadas sobre a organização destes eventos.
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