Título: | SUSTENTABILIDADE EM FESTIVAIS DE MÚSICA: PRÁTICAS E PERCEPÇÕES | ||||||||||||
Autor(es): |
CELINA SCHYMURA GOMES DE ALMEIDA GIULIA COELHO ANTONIO SPINELLI |
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Colaborador(es): |
ANTONIO MARCIO TAVARES THOME - Orientador |
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Catalogação: | 12/JUL/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67315@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67315 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Em um contexto de preeminência da sustentabilidade e crescente popularidade de
festivais de música, o presente estudo investiga a convergência destes conceitos no
Brasil: considerando os pilares ambiental, econômico e social. Festivais de música são
catalisadores de mudanças sociais e econômicas, dispondo de grande potencial para
promover sustentabilidade, conscientização ambiental e impactos socioeconômicos
positivos. Implementando uma metodologia mista convergente, foram aplicados
questionários e entrevistas visando investigar as principais práticas presentes em
festivais de música no Brasil, e o alinhamento destas à percepção dos participantes. Os
resultados indicam crescente preocupação com a sustentabilidade no setor. Os três
pilares foram explorados profundamente, abordando diversos aspectos da
sustentabilidade nesse contexto, como a gestão de resíduos; gestão energética;
transporte; diversidade, acessibilidade e inclusão; vida cotidiana e bem-estar; custos;
viabilidade; competitividade e sazonalidade. O estudo revela um desalinhamento
frequente entre a percepção do público e as práticas efetivamente implementadas.
Destaca-se a falta de uniformidade na aplicação de práticas na indústria, a comunicação
ineficaz destas e a desconsideração de aspectos críticos dos pilares da sustentabilidade.
Apesar das mudanças positivas, ainda são necessárias melhorias substanciais para
alcançar a sustentabilidade absoluta e superar o potencial sustentável dos festivais de
música. É imprescindível uma análise holística do setor e uma comunicação
transparente e eficaz com os participantes e entre os festivais, assim como intensificar e
disseminar a evolução e preocupação sustentável de festivais de música no Brasil. Este
trabalho contribui para a literatura escassa que une festivais de música e
sustentabilidade de forma prática no Brasil, oferecendo insights valiosos sobre práticas
atuais e o seu alinhamento às percepções do público, incluindo perspectivas detalhadas
sobre a organização destes eventos.
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