Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: APLICAÇÃO DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NA GESTÃO DE CLUBES DE FUTEBOL: ANÁLISE DO IMPACTO DAS SAFS
Autor(es): GABRIELA PADILHA CARESTIATO DANIEL
MURILLO BARBOSA DE ANDRADE
Colaborador(es): LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador
Catalogação: 12/JUL/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67314@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67314
Resumo:
O futebol é um esporte que atrai muita audiência, como evidenciado pela Copa do Mundo de 2022, que contou com cerca de 5 bilhões de telespectadores, demonstrando o alcance e o impacto do futebol ao redor do mundo. As cinco grandes ligas europeias geraram um recorde , o que evidencia não apenas a popularidade, mas também a força econômica do esporte. Uma gestão eficiente é crucial para assegurar a sustentabilidade financeira e operacional dos clubes de futebol, maximizando o desempenho tanto dentro quanto fora de campo. Nesse contexto, a governança corporativa é muito importante para a boa gestão das empresas e organizações. A Lei nº 14.193, conhecida como Lei da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), promove a governança corporativa nas agremiações para garantir seu sucesso em um ambiente altamente competitivo. Este trabalho tem como objetivo avaliar o impacto das SAFs nos clubes profissionais de futebol do Brasil, focando nos casos de Botafogo, Cruzeiro, Cuiabá e Vasco. Para este estudo, foram realizadas múltiplas fontes de pesquisa, como entrevistas, artigos e documentos divulgados pelos clubes de futebol. Além disso, foi feita uma análise de dados para obter os indicadores de desempenho. Os resultados do estudo indicaram que os interesses dos torcedores, jogadores e acionistas foram atendidos, e que os desempenhos esportivo e financeiro mostraram evolução na comparação entre os períodos antes e depois da implementação das SAFs. Dessa forma, as SAFs possuem potencial para performar em alto nível dentro e fora de campo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF