Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DENNIS ROSS, DE 1988 A 2000: UMA ANÁLISE DAS FALHAS E SUCESSOS NA MEDICAÇÃO DE CONFLITOS REGIONAIS: O PAPEL DO ENVIADO ESPECIAL AMERICANO PARA A PAZ NO ORIENTE MÉDIO
Autor(es): DANIELA TEIXEIRA ARAUJO
Colaborador(es): PAULO SERGIO WROBEL - Orientador
Catalogação: 09/JUL/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67261@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67261
Resumo:
O objetivo desta monografia é estudar o papel do enviado americano ao Oriente Médio, para a resolução do conflito regional, verificando como as ações deste ator podem ter influenciado o andamento dos processos de paz, além de analisar falhas e sucessos. Quatro principais processos foram escolhidos para entendermos o papel de Dennis Ross: Os processos de Madri e Washington; os dois processos de Oslo e o segundo processo de Camp David. Estes processos foram compreendidos entre os anos de 1988 e 2000. O caso de Madri ocorrera durante o governo Bush e os outros, durante os dois mandatos de Clinton. O principal viés de análise do papel do mediador na presente pesquisa parte da mediação tradicional, uma vez que este modelo admite a participação de uma terceira parte com mais poder para gerenciamento do conflito, como observamos no caso da mediação americana.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF