Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AS ESTRATÉGIAS DE INSERÇÃO INTERNACIONAL DO BRASIL E O CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS: DE BANDWAGONING À SOFT-BALANCING
Autor(es): VICTOR COSTA VELHO MIRANDA
Colaborador(es): LETICIA DE ABREU PINHEIRO - Orientador
Catalogação: 09/JUL/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67260@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67260
Resumo:
Ao longo do último século, a política externa brasileira foi a principal ferramenta para elevar o perfil de inserção internacional do Brasil.Este estudo busca analisar as estratégias implementadas nos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) para alcançar o assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas. A abordagem utiliza o Realismo Neoclássico para compreender as decisões dos tomadores de decisão e as condicionantes internas e externas nos períodos supracitados. A hipótese é que foram utilizadas duas estratégias distintas para alcançar esse objetivo e para os governos exercerem maior influência na política internacional: bandwagoning,por Fernando Henrique, e soft-balancing, por Lula.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF