Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ANÁLISE TÉRMICA PARA DISSOCIAÇÃO DE HIDRATOS EM TUBULAÇÕES SUBMARINAS UTILIZANDO LASER DE ALTA POTÊNCIA
Autor(es): PEDRO EUGENIO AMARAL DOS SANTOS
Colaborador(es): ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
DARIO PRADA PARRA - Coorientador
Catalogação: 09/JUL/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67247@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67247@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67247
Resumo:
Hidratos são compostos cristalinos formados pela combinação de moléculas de gás com moléculas de água em condições específicas de pressão e temperatura. Em sistemas de petróleo e gás, hidratos podem se formar em linhas de produção submarinas ou em dutos de transporte, representando um desafio significativo para a indústria. A formação de hidratos ocorre quando moléculas de gás, geralmente metano, são aprisionadas em uma estrutura de água cristalina. Isso pode causar obstrução de tubulações, resultando em problemas operacionais e econômicos. A dissociação de hidratos, por sua vez, libera o gás, podendo apresentar riscos de segurança e impactos ambientais. O projeto visa avaliar a viabilidade da dissociação de hidratos por meio do uso de laser de alta potência, em situações de formação desses cristais em tubulações submarinas. A modelagem do estudo é realizada em uma secção transversal da tubulação, onde a formação de hidratos pode ocasionar obstruções parciais ou totais, comprometendo o fluxo de óleo e gás e gerando paradas de produção. A análise será realizada utilizando o COMSOL Multiphysics, focando na avaliação da condução de calor através da tubulação, com calor sendo gerado pelo laser a uma determinada distância da tubulação. Dessa forma, será verificado se é possível atingir a temperatura de dissociação do hidrato, prevenindo assim possíveis obstruções.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF