Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MULHERES E VIOLÊNCIAS: SOCIALIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE MARGINALIDADES NO CONTEXTO URBANO
Autor(es): THAIS DUARTE DE OLIVEIRA
Colaborador(es): FERNANDA BARRETO ALVES - Orientador
Catalogação: 09/JUL/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67231@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67231
Resumo:
Ainda que muito já se tenha estudado sobre violência urbana, pouco se sabe sobre a natureza genderizada de suas dinâmicas, e menos ainda sobre a interação entre as esferas pública e privada. Na América Latina, o crescimento da violência urbana fez surgir uma nova gama de estudos que se propuseram a explicar a emergência da violência como um fenômeno recente, fruto de novas tensões sociais em uma conjuntura recém democrática. Nessas análises, feitas com base em índices de letalidade, costuma-se mascarar o papel da mulher, e de formas hegemônicas de masculinidade como reverberações do poder e da dominação que fazem parte dessa violência. Portanto, para este trabalho, e a partir de um estudo de caso sobre o Rio de Janeiro, objetiva-se focar nas experiências femininas negligenciadas, ao incorporar uma perspectiva de gênero, e ao reconhecer sua importância na composição e reprodução da violência urbana nos ambientes público e privado marginalizados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF