Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: AN ATTEMPT TO CREATE AN ISLAM THAT THE FRENCH CAN ACCEPT: UM OLHAR PÓS-COLONIAL SOBRE OS FATORES DE RAÇA, IMIGRAÇÃO E GÊNERO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS FRANCESAS DE LAÏCITÉ
Autor(es): SOFIA SOTER HENRIQUES
Colaborador(es): CARLOS FREDERICO PEREIRA DA SILVA GAMA - Orientador
Catalogação: 25/JUN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=67129@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.67129
Resumo:
A presente pesquisa pretendeu investigar o impacto em diferentes grupos das políticas públicas francesas de laïcité que proibem o uso de certos elementos religiosos, tendo optado por focar nos homens sikhs e nas mulheres muçulmanas. A partir de um marco teórico pós-colonial, baseando-se principalmente nos trabalhos dos autores Achille Mbembe, Edward Said e Martha Nussbaum, analisa especificamente como os fatores de raça, gênero e imigração influenciam nesse impacto, em comparação com o francês branco, homem, culturalmente cristão e de origem europeia. No decorrer do trabalho, vê-se que as políticas públicas de laïcité, que supostamente garantiriam a universalidade e a igualdade dos direitos, acabam por excluir e prejudicar os grupos estudados, em favor do ideal do indivíduo francês.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF