Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A INFLUÊNCIA DO DISCURSO DO PODER HUTU NA VIABILIZAÇÃO DO GENOCÍDIO DE RUANDA
Autor(es): JULIA MARIANO ZORDAN
Colaborador(es): ALEXANDRE DOS SANTOS SILVA - Orientador
Catalogação: 10/JUN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66982@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66982
Resumo:
O genocídio de Ruanda foi uma das mais sombrias passagens da história da humanidade, quando entre 800.000 e 1.500.000 pessoas, estimadamente, foram mortas. A velocidade dos massacres do genocídio de Ruanda foi superior às do holocausto. O presente trabalho pretende traçar uma análise de tal evento, desde o cenário do país antes do genocídio – visando compreender sua orquestração –, passando por uma análise de sua execução, até as consequências do genocídio para Ruanda e para a comunidade internacional. Mais do que isso, pretende-se testar a hipótese de que o genocídio só foi permitido por a violência étnica intrínseca ao discurso de ódio proferido pelo Poder Hutu – que teve por base a retomada e reinterpretação do mito hamítico, anteriormente evocado pelos colonizadores – ter sido institucionalizada pelo Estado ruandês, ter sido transformada em política de Estado. Assim, pretende-se também argumentar que a teoria pós-estruturalista de Relações Internacionais explica eficientemente tal processo, dado que considera que a manipulação das identidades Hutu e Tutsi foi feita através do discurso, na medida em que as práticas discursivas são formas de reprodução de representações da realidade que, repetidas ao longo do tempo, permitem a formulação e execução de políticas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF