Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MODERNIDADE LÍQUIDA, CRISE IDENTITÁRIA E VIOLÊNCIA: UM ESTUDO SOBRE O RECRUDESCIMENTO DO DISCURSO SIMBÓLICO COMPARTILHADO NA FRANÇA E NO BRASIL
Autor(es): ADRIANA ESCOSTEGUY MEDRONHO
Colaborador(es): PAULA ORRICO SANDRIN - Orientador
Catalogação: 07/JUN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66975@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66975
Resumo:
Espera-se traçar uma relação entre o recrudescimento da afirmação de uma “identidade francesa” e “brasileira” com o contexto sócio-político e econômico da Europa e do Brasil na primeira década dos anos 2000. Este se dará a partir da observação das mobilizações sociais convencionais e não-convencionais em ambos os países. Entende-se que os casos são análagos através do conceito de angústia baumaniana referente à modernidade líquida e que, ademais, ambos os padecem de uma crise se identidade. Esta, finalmente, será entendida através do conceito de securitização do “outro”, catalizado pelos corolários violentos da angústia na sociedade moderna. A justaposição seguida da polarização simbólica “eu X outro” pode ser exemplificada no caso francês e brasileiro dado que a tendência à política extremista possui como importante bandeira a reificação e intensificação do discurso identitário contemporâneo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF