Título: | LUZES, CÂMERA, REPRESENTAÇÃO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DE BOLLYWOOD E SEU IMPACTO SOBRE A IDENTIDADE NACIONAL INDIANA | ||||||||||||
Autor(es): |
FRANCO NAPOLEAO AGUIAR DE ALENCASTRO GUIMARAES |
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Colaborador(es): |
MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO - Orientador |
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Catalogação: | 07/JUN/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66967@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66967 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
De sua fundação até os anos 1990, Bollywood constituiu uma alternativa ao
cinema ocidental, trabalhando com uma linguagem inspirada na cultura do
subcontinente indiano e desmistificando assim a superioridade ocidental e seu
papel como referência. Com a globalização, contudo, a exportação dos filmes
indianos ganha força e com ela, a necessidade de conquistar novos mercados,
sobretudo no ocidente desenvolvido. A aprovação pelo público ocidental
começa assim a pautar os filmes de Bollywood, em um processo guiado pelas
elites, que querem definir a forma como a Índia é representada no exterior.
Dentro dos filmes, isso significa uma perda do protagonismo das classes
trabalhadoras indianas e um enaltecimento do ocidente, adotado como
referência, configurando assim um processo de colonização da mente.
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