Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: LUZES, CÂMERA, REPRESENTAÇÃO: A INTERNACIONALIZAÇÃO DE BOLLYWOOD E SEU IMPACTO SOBRE A IDENTIDADE NACIONAL INDIANA
Autor(es): FRANCO NAPOLEAO AGUIAR DE ALENCASTRO GUIMARAES
Colaborador(es): MARTA REGINA FERNANDEZ Y GARCIA MORENO - Orientador
Catalogação: 07/JUN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66967@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66967
Resumo:
De sua fundação até os anos 1990, Bollywood constituiu uma alternativa ao cinema ocidental, trabalhando com uma linguagem inspirada na cultura do subcontinente indiano e desmistificando assim a superioridade ocidental e seu papel como referência. Com a globalização, contudo, a exportação dos filmes indianos ganha força e com ela, a necessidade de conquistar novos mercados, sobretudo no ocidente desenvolvido. A aprovação pelo público ocidental começa assim a pautar os filmes de Bollywood, em um processo guiado pelas elites, que querem definir a forma como a Índia é representada no exterior. Dentro dos filmes, isso significa uma perda do protagonismo das classes trabalhadoras indianas e um enaltecimento do ocidente, adotado como referência, configurando assim um processo de colonização da mente.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF