Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: RIO DE JANEIRO, CIDADE GLOBAL: UMA PERSPECTIVA DA INDÚSTRIA DE PETRÓLEO OFFSHORE ENTRE 2009 E 2014
Autor(es): FELIPE ALVES TEIXEIRA
Colaborador(es): THAUAN DOS SANTOS - Orientador
Catalogação: 07/JUN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66962@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66962
Resumo:
O Rio de Janeiro, após décadas de crise, vivencia a reestruturação e o crescimento de sua economia a partir do setor de petróleo e gás offshore. As atividades de serviços e industriais, empregadas principalmente no Norte Fluminense do Estado contribuem para o desenvolvimento da capital a partir da lógica dos fluxos globais. Para o Norte Fluminense, Macaé e São João da Barra, a inserção é pelas Cadeias Globais de Valor. No Rio de Janeiro, o processo de globalização pode ser analisado sob a ótica de Cidade Global de Saskia Sassen. Nessa perspectiva, a cidade desenvolve suas funções corporativas como centro de comando e controle de uma região econômica ao ser capaz de gerar, atrair e utilizar os fluxos de informações, mercadorias, pessoas, mídias, tecnologia e capitais. Essa posição foi possível seguindo uma série de políticas de proteção e investimento adotadas pelo governo federal que viabilizaram a reorganização econômica dos espaços urbanos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF