Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A BUSCA POR ALTERNATIVAS ENERGÉTICAS NOS ESTADOS UNIDOS E CHINA PODE AFETAR O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS NO LONGO PRAZO
Autor(es): THAÍS CHANG HENRIQUES PINTO
Colaborador(es): MARCELO JOSE BRAGA NONNENBERG - Orientador
Catalogação: 03/JUN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66897@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66897
Resumo:
Este trabalho busca desenvolver o debate acerca do crescimento de fontes alternativas de energia, com foco em energia eólica e solar. Uma das principais razões para o desenvolvimento destas alternativas é a preocupação com as mudanças climáticas, uma vez que os altos índices de emissões de gases de efeito estufa contribuem para o aquecimento global. Adicionalmente, pode-se mencionar a segurança energética como outro fator crucial, pois a dependência em combustíveis fósseis gera preocupações acerca da eficiência do abastecimento energético nos países. O crescimento das energias renováveis tem a capacidade de mitigar estas questões, uma vez que possibilita que os países tenham opções energéticas eficientes e sustentáveis. Atualmente, a China é o país que mais investe em energia renovável no mundo e o trabalho irá detalhar como este investimento é aplicado e desenvolvido no país. Além disso, dada sua relevância no sistema internacional, os Estados Unidos é adotado como um segundo estudo de caso. Tanto a China como os Estados Unidos são líderes mundiais e suas políticas nacionais podem servir de exemplo para outros países, que podem seguir estas novas tendências no setor energético. Com isso, o setor de combustíveis fósseis terá sua comercialização e participação impactada a partir da maior relevância das renováveis no mix energético mundial.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF