Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: REM, REDD+ E TEORIA ATOR-REDE: TRAJETÓRIAS E REPRESENTAÇÃO DAS FLORESTAS
Autor(es): LUCAS MANUEL MACHADO
Colaborador(es): MAUREEN CRISTINA MARTINS DOS SANTOS - Orientador
Catalogação: 03/JUN/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66866@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66866
Resumo:
Esse trabalho busca compreender as falhas do programa REDD+ Early Movers, exposto mundialmente como um sucesso. Primeiro se entende a longa história que leva a criação do REDD+ como uma abordagem de pagamento por resultados, seguida pela criação de legislações especificas no estado brasileiro do Acre e o lançamento do programa. Uma investigação dos conceitos teóricos por trás da abordagem demonstra como ela faz parte de uma economia verde avançada por setores muito específicos e pouco representativos da realidade da floresta. A análise marxista acaba se mostrando incompleta, apesar de identificar o processo de surgimento de um novo produto inerente a abordagem de REDD+. A Teoria Ator-Rede, porém, supre as necessidades teóricas da análise e demonstra como o programa falha, apesar de ser entendido como um sucesso por seus formuladores. Isso se daria porque ele é apenas mais uma construção da Constituição Moderna que trata a natureza como campo para a atuação das políticas humanas ao invés de parte integrante da construção do mundo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF