Título: | O CASO EMBRAER: HISTÓRIA, ESTRATÉGIAS DE SUCESSO E O PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO À LUZ DA ESCOLA DE UPPSALA | ||||||||||||
Autor(es): |
PEDRO NAPOLITANO CAMPOS DE ARAUJO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARCELO JOSE BRAGA NONNENBERG - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 29/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66863@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66863 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A Embraer evoluiu de maneira extraordinária para os padrões brasileiros, ao longo dos anos, desde a sua criação, passando pelos momentos de crise, na década de 80, até o seu período de sucesso, que data até hoje. Órgãos como o ITA e o CTA estão intrinsicamente ligados com a criação e com o sucesso da empresa. A relação entre eles e a Embraer estabelece o alto grau tecnológico sobre o qual, desde sua fundação, a empresa opera.
O modelo de internacionalização pela Escola de Uppsala nos serve de arcabouço teórico para a análise do caso da Embraer, que atualmente é uma das quatro principais empresas aeronáuticas do mundo, devido, principalmente, ao sucesso de seu processo de internacionalização. Hoje, a Embraer é uma empresa atuante em todo o mundo, possuindo instalações e filiais em países como EUA, França e China. Os conceitos da Escola de Uppsala servem de base para entendermos as estratégias pelas quais a internacionalização da Embraer teve êxito, por meio do entendimento e da aplicação de conceitos como o de “distância psíquica” e da lógica sequencial no processo de internacionalizar.
Com um perfil estratégico voltado para a “desverticalização” da produção e o investimento maciço em P&D, a Embraer consegue engatar anos seguidos de sucesso a nível global, tanto em termos econômicos quanto em termos competitivos. Por esse motivo, diversos desafios aparecem para a empresa, que, com uma influência global cada vez maior, deve escolher mais uma vez o leque adequado de estratégias para, assim, conseguir continuar operando com sucesso em um mercado tão competitivo e globalizado.
|
|||||||||||||
|