Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ENTRE SER CIDADÃO E SER HUMANO: UM ESTUDO SOBRE A (DES)PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS DE MIGRANTES INDOCUMENTADOS NA FRONTEIRA MÉXICO-EUA
Autor(es): GABRIELA LUISA VIEIRA MOTA
Colaborador(es): ROBERTO VILCHEZ YAMATO - Orientador
Catalogação: 29/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66855@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66855
Resumo:
A presente pesquisa tem como ponto de partida analisar preponderância estatal na estrutura do sistema internacional para, então, compreender as demarcações essenciais para a colocação do "lugar" do indivíduo: dentro do Estado, e sob a jurisdição do mesmo. A partir disso, as migrações internacionais aparecem como um elemento que desafia essa ordem soberana moderna. O impasse entre os direitos humanos e essa ordem soberana é apresentado a partir do estudo de caso da imigração irregular de mexicanos nos Estados Unidos, onde argumento que há um conflito entre a responsabilidade estatal perante a proteção dos direitos de todos os indivíduos e a preocupação com as suas fronteiras e seus interesses.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF