Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE PARA AGENDA 2030 DAS NAÇÕES UNIDAS: O QUE PODE SER APRENDIDO DA EXPERIÊNCIA BRASILEIRA PELO SUL GLOBAL
Autor(es): FERNANDA ALBUQUERQUE SANTIAGO
Colaborador(es): PAOLO GIOVANNI CARLO DE RENZIO - Orientador
Catalogação: 29/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66852@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66852
Resumo:
O presente Policy Paper tem como objetivo apresentar as políticas públicas brasileiras na área de saúde de forma a avaliar sua efetividade e sua congruência com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. A partir de tal análise, este trabalho busca argumentar como os programas brasileiros de saúde podem ser aprendidos pelos demais países do Sul-Global, de forma que, por meio da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, essas iniciativas nacionais possam ser adaptadas e exportadas. Este Policy Paper busca, por meio de uma análise empírica, mostrar que o "know how" brasileiro não esta sendo aproveitado em todo seu potencial pela comunidade internacional. As políticas nacionais apresentam resultados positivos nos indicadores dos ODS de Saúde, de forma que seus programas podem ser transferidos para nações com quadros semelhantes ao brasileiro.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF