Título: | PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE ECOLOGIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA APRENDIZAGEM ATIVA | ||||||||||||
Autor(es): |
GUILHERME CHALUB PEREIRA DA COSTA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
HENRIQUE BASTOS RAJAO REIS - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 28/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66838@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66838@2 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66838 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A Ecologia é uma ciência muito antiga e, ao longo do tempo, suas definições foram se modificando. Hoje, a Ecologia pode ser compreendida como o estudo científico das distribuições e abundâncias de organismos e das interações que determinam essas distribuições e abundâncias. A Ecologia é muito importante para a compreensão acerca do funcionamento dos ecossistemas, seus princípios básicos e suas fundamentações teóricas. Porém, nem sempre o termo Ecologia é utilizado com seu significado correto. Dessa maneira, o ensino de Ecologia, através das disciplinas de Ciências e de Biologia, no ensino básico, têm uma grande importância no sentido de contextualizar corretamente o termo e suas fundamentações teóricas. Porém, professores podem encontrar dificuldades ao realizar essa tarefa, como, por exemplo, durante a abordagem de temas científicos mais abstratos, bem como sua aplicação na vida cotidiana. Dessa maneira, a utilização de aulas mais atrativas no ensino de Ciências e de Biologia é de grande importância e praticamente inquestionável. A dimensão estética e lúdica também deve ser empregada no processo de ensino-aprendizagem. Dessa maneira, o presente trabalho se propõe a produzir um material didático, com apelo à percepção visual e à percepção tátil, com a finalidade de facilitar o processo de ensino-aprendizagem de conceitos relacionados à Ecologia. Foram construídos quatro (4) kits, dos quais cada um representa uma Pirâmide Ecológica de Energia. Esses kits foram produzidos com a finalidadede serem utilizados durante as aulas de Ciências do 6º ano do ensino fundamental, auxiliando o processo de ensino-aprendizagemde temascomo Cadeia Alimentar e Fluxo de Energia.
|
|||||||||||||
|