Título: | PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II | ||||||||||||
Autor(es): |
VITORIA FERREIRA CASTELO B REIS |
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Colaborador(es): |
VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - Orientador |
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Catalogação: | 28/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66834@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66834@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66834 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A evolução é conteúdo essencial nas ciências biológicas por ser a explicação
científica para a ancestralidade comum da vida, e para a origem da biodiversidade, senso
assim o eixo integrador da biologia. Portanto, é imprescindível que evolução seja
ensinada durante a educação básica. Dentro desse período da educação, evolução é um
tema mal distribuído no currículo. No Ensino Fundamental II, o ensino de evolução é
resumido apenas a ideias evolucionistas e seleção natural, sem a preocupação de
aprofundá-lo abordando por exemplo outras forças evolutivas e do processo de
especiação. Pensando nessa questão, o objetivo desse trabalho é a proposição de uma
Sequência Didática Investigativa que auxilie no ensino-aprendizagem do tema de
Evolução no Ensino Fundamental II, mais especificamente no 9º ano. As atividades
propostas nessa sequência levam em conta as recomendações da Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) para o segmento e visam apresentar o tema de evolução de uma forma
mais abrangente para esse período da educação básica sob a perspectiva de um ensino por
investigação, para que os alunos consigam aprender os conceitos do assunto e, junto a
isso, tenham uma alfabetização científica.
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