Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Autor(es): VITORIA FERREIRA CASTELO B REIS
Colaborador(es): VITOR HUGO DOS SANTOS GOMES MAIA - Orientador
Catalogação: 28/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66834@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66834@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66834
Resumo:
A evolução é conteúdo essencial nas ciências biológicas por ser a explicação científica para a ancestralidade comum da vida, e para a origem da biodiversidade, senso assim o eixo integrador da biologia. Portanto, é imprescindível que evolução seja ensinada durante a educação básica. Dentro desse período da educação, evolução é um tema mal distribuído no currículo. No Ensino Fundamental II, o ensino de evolução é resumido apenas a ideias evolucionistas e seleção natural, sem a preocupação de aprofundá-lo abordando por exemplo outras forças evolutivas e do processo de especiação. Pensando nessa questão, o objetivo desse trabalho é a proposição de uma Sequência Didática Investigativa que auxilie no ensino-aprendizagem do tema de Evolução no Ensino Fundamental II, mais especificamente no 9º ano. As atividades propostas nessa sequência levam em conta as recomendações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o segmento e visam apresentar o tema de evolução de uma forma mais abrangente para esse período da educação básica sob a perspectiva de um ensino por investigação, para que os alunos consigam aprender os conceitos do assunto e, junto a isso, tenham uma alfabetização científica.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF