Título: | A CONSTRUÇÃO DE MODELOS TRIDIMENSIONAIS COMO UMA METODOLOGIA ATIVA DE ENSINO DE BIOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO NO ENSINO MÉDIO | ||||||||||||
Autor(es): |
VICTOR PIRES DE C.E ALBUQUERQUE |
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Colaborador(es): |
MARINA SANTIAGO DE MELLO SOUZA - Orientador |
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Catalogação: | 27/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66830@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66830@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66830 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Um tópico da matéria de biologia que gera muita dificuldade nos estudantes é a biologia do desenvolvimento, também conhecida como embriologia. As dificuldades geradas são devido à nomenclatura difícil, conceitos abstratos, falta de conexão com o mundo real, conteúdos macro e microscópicos, dificuldade de visualização tridimensional, dificuldade de entender as modificações temporais do desenvolvimento, precariedade dos laboratórios e falta de recursos didáticos e etc. No entanto, uma estratégia didática que diminuiria esses problemas é a construção de modelos tridimensionais de etapas do desenvolvimento humano e animal. O objetivo deste trabalho é propor uma oficina pedagógica para estudantes do 2º ano do ensino médio utilizando uma metodologia ativa de ensino que visa a construção de modelos tridimensionais de diferentes fases da biologia do desenvolvimento. A oficina pedagógica será dividida em três etapas: (1) sensibilização e conscientização; (2) explicação e confecção das maquetes; e (3) etapa final e integradora. Esta atividade tem vários pontos positivos, como o fato dela ser realizada em um momento extraclasse em 4 horas, portanto não compromete o cronograma de aulas do plano de ensino do ano letivo escolar. Além disso, visa aprofundar o conteúdo de embriologia visto na aula expositiva, mas com um método ativo efetivo e diferente do tradicional. Espera-se que a proposta dessa oficina pedagógica seja motivadora para sua implementação no ambiente escolar.
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