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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DESENVOLVIMENTO DE BARALHO DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA PARA O APOIO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
Autor(es): RAFAELA ROCHA DOS SANTOS
Colaborador(es): MARINA SANTIAGO DE MELLO SOUZA - Orientador
Catalogação: 27/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66829@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66829
Resumo:
O uso de metodologias ativas na educação vem apresentando resultados positivos, pois despertam o interesse e consequentemente a participação dos alunos nas aulas. Além disso, essas metodologias facilitam o processo de ensino-aprendizagem de disciplinas e conteúdos considerados complexos como a Biologia e a anatomia e fisiologia humana. Por meio de pré e pós-teste, os jogos didáticos, os quais são considerados como metodologia ativa, apresentam benefícios perante o processo de ensino-aprendizagem. Entretanto, professores encontram dificuldades para implementá-los em sala de aula, assim como para a implementação de atividades práticas de modo geral, além de existir baixa diversidade de tipos de jogos e temas abordados no mesmo. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho foi desenvolver um jogo de baralho para facilitar o processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de anatomia e fisiologia humana abordado no ensino médio. O desenvolvimento do jogo foi baseado em dois trabalhos similares presentes na literatura. Para a elaboração do conteúdo específico das cartas, foram utilizados os livros Biologia e Biologia Hoje, e as mesmas foram confeccionadas no Word. O jogo contém 56 cartas, divididas em: cartas imagem, cartas conteúdo e cartas desafio. Sua aplicação pode ocorrer de duas maneiras ficando a critério do professor, entretanto, isso influenciará no número de baralhos que ele precisará ter em mãos. Para sua obtenção pode-se utilizar materiais de baixo custo, e contar com o auxílio dos alunos para recortar e plastificar as cartas. Além do jogo, foi elaborado um plano de aula, a fim de facilitar a aplicação da atividade em sala de aula, e sugestões pós-jogo, as quais o professor pode utilizar, caso deseje complementar a atividade. Sendo assim, o baralho desenvolvido vem a somar com a literatura e com a educação, abordando, de maneira lúdica, um conteúdo considerado complexo e de difícil entendimento, podendo despertar o interesse dos alunos e facilitar o processo de ensino-aprendizagem, além de contribuir para a diversificação dos tipos de jogos e conteúdos abordados nos mesmos.
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