Título: | ANÁLISE DA REPRESENTATIVIDADE DE PROTOZOÁRIOS NO ENSINO BRASILEIRO: PADRÕES E DÉFICITS NA APRENDIZAGEM | ||||||||||||
Autor(es): |
PEDRO BARROSO DO NASCIMENTO |
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Colaborador(es): |
THAIS LOUISE GURJAO DE CARVALHO - Orientador |
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Catalogação: | 27/MAI/2024 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66827@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66827@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66827 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Protozoários é a denominação dada aos organismos majoritariamente heterotróficos do grupo
Protista. Esse grupo possui singular importância tanto para a ciência, em estudos como
biomonitoramento, ecologia de comunidades e ecossistemas e controle de pragas, quanto para
algumas relações simbióticas e para os ecossistemas que habitam, como em solos e ambientes
aquáticos. No ensino de ciências e biologia brasileiro, o grupo é comumente ensinado nos
anos finais do ensino fundamental e posteriormente, revisitado no ensino médio com
diferentes abordagens. No presente estudo foram selecionados trinta e dois trabalhos
(dissertações de mestrado, monografias, resumos de anais de eventos acadêmicos, capítulos
de livros e artigos científicos), com o intuito de analisar como o conteúdo de protozoários é
transmitido em sala de aula, sua abordagem perante as principais características do grupo, sua
importância ecológica e para a pesquisa. Foi observado que o conteúdo de protozoários para
o ensino fundamental é mais detalhado, abordando morfologia e taxonomia dos grupos, em
comparação ao ensino médio, onde são abordadas majoritariamente as patologias que esses
organismos podem causar aos humanos. Por diversas vezes, as atividades práticas com
protozoários foram descritas como prazerosas pelos alunos e construtivas ao seu
conhecimento. Observou-se que os organismos foram de fácil obtenção e manipulação,
estimulando a curiosidade através da experiência laboratorial e promovendo o ensino não só
do grupo, como também de outros conteúdos de forma integrada, como a microscopia.
Constata-se desta forma, que a maneira como transmitimos o conteúdo de protozoários não
aborda de forma efetiva os avanços científicos e as principais características acerca destes
organismos, se fazendo necessário buscar por novas formas de ensinar o conteúdo no Brasil.
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