Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: OS JOGOS COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA NO BRASIL
Autor(es): MIRELLA FRANCISCA DOS SANTOS
Colaborador(es): ROSALIA MARIA DUARTE - Orientador
Catalogação: 27/MAI/2024 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66824@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=66824@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.66824
Resumo:
O uso de jogos educacionais como recurso pedagógico no ensino de Ciências e/ou Biologia vem sendo estudado e analisado em inúmeras pesquisas nos últimos dez anos. Os jogos, vistos como uma metodologia potencial e diferenciada, cada vez mais são recursos utilizados em ambientes escolares, contribuindo com as reflexões de professores e instituições sobre a importância do aspecto lúdico para o desenvolvimento emocional e cognitivo dos estudantes. Sendo assim, esse trabalho teve como objetivo investigar, por meio de um levantamento qualitativo exploratório, potencialidades do uso de jogos em ambientes escolares, avaliando o que esse recurso pode trazer de benefício para o processo de ensino-aprendizagem em Biologia no Brasil. No total foram analisados 14 trabalhos de pesquisas realizadas tanto com o Ensino Fundamental como com o Ensino Médio nos últimos dez anos. Os resultados encontrados indicam que a utilização de jogos durante as aulas de Ciências no Ensino Fundamental e Biologia no Ensino Médio, tanto nas escolas públicas como privadas, favoreceu os processos de aprendizagem dos alunos. De modo geral, os estudantes que foram público alvo das atividades e estudos relatados nos artigos considerados neste levantamento bibliográfico alegaram se sentir mais motivados em aprender os conteúdos biológicos aplicados pelos professores em aula, visto que os jogos tornaram as aulas mais atrativas e interessantes, estimulando-os a participar mais ativamente no seu próprio aprendizado. Além disso, muitos autores ressaltam que, como instrumento de aprendizagem, os jogos ajudam no desenvolvimento dos alunos sob as perspectivas criativa, afetiva, histórica, social e cultural. Através dos mecanismos de jogabilidade, os estudantes passaram a desenvolver diversas habilidades no decorrer da aula, inventaram, descobriram e experimentaram novos pontos de vista. Adicionalmente, também foi observado que os jogos pedagógicos serviram para auxiliar os professores nas práticas de ensino, bem como, estimularam a apropriação e construção do conhecimento científico, facilitando o aprendizado dos estudantes e aperfeiçoando o trabalho dos professores em sala de aula.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF